
A Fisioterapia Respiratória Pediátrica é violenta?
A Fisioterapia Respiratória Pediátrica, conhecida erradamente algumas vezes por cinesioterapia respiratória, consiste num conjunto de técnicas terapêuticas manuais que visam a recuperação da função respiratória. As manobras não são dolorosas, apesar de muitos bebés se mostrarem incomodados e chorarem.
Dependendo do diagnóstico e avaliação do Fisioterapeuta, serão selecionadas as técnicas mais adequadas. Contudo, atualmente não está descrito na literatura que as “pancadinhas nas costas” durante 20 minutos sejam de algum modo eficazes e benéficas para o tratamento de uma bronquiolite! Este tipo de intervenção já não é usual nos dias de hoje. Podem estar descansados papás!!
No caso específico de uma bronquiolite, as técnicas de tratamento têm como objetivo mobilizar e expulsar as secreções, através da mobilização da região abdominal (diafragma) e região torácica. Promove-se assim as alterações do fluxo respiratório, mobilizando as secreções presentes nos brônquios para posteriormente serem expelidas pela boca através da tosse.
As técnicas são seguras e indolores. E apesar de algum desconforto sentido pelo bebé ou criança, os seus benefícios são visíveis e praticamente imediatos.
É importante procurar um profissional de saúde devidamente habilitado e com formação em fisioterapia respiratória pediátrica.
Fisioterapeuta Marlene Pereira
Artigos Relacionados
- 1
- 2
- Seguinte »