
O agachamento faz mal aos joelhos?
Existe uma crença muito presente na população de que o agachamento causa dores nos joelhos e pode até danificar a sua cartilagem.
Atualmente, podemos afirmar que se o movimento for executado de forma correta, até se torna bastante importante para o correto funcionamento desta articulação, lubrificando a sua estrutura, mantendo a sua mobilidade e promovendo o seu fortalecimento. Contudo, e consoante a sua condição física e historial clínico, deve ser avaliado e obter opinião junto de um profissional de saúde devidamente habilitado e com experiência clínica.
Como realizar o agachamento?
O agachamento deve ser realizado empurrando a carga usando o calcanhar (apoiado no solo). Caso contrário, ao empurrar a carga com as pontas dos pés, impomos stress diretamente para a articulação do joelho podendo levar por exemplo, a lesões de menisco.
Quais os benefícios deste movimento funcional?
Desde que se tenha flexibilidade e estabilidade na articulação do tornozelo, joelho, anca e lombar, agachar é essencial para as pernas ficarem fortes e as articulações lubrificadas e saudáveis.
Adaptar o movimento à nossa realidade.
Em casos de patologia neuromuscular, comorbilidades várias e/ou idade avançada, podemos realizar atividades funcionais de levantar e sentar na cadeira. Pessoalmente gosto de lhe chamar de “agachamento seguro”. Assim, promovemos a autonomia e o
reforço muscular. Este movimento funcional complexo incorpora fatores sensório-motores, psicológicos e de equilíbrio.
“O importante é fazer com que qualquer que seja a exigência do seu dia a dia, não tenha que pensar se o seu corpo é capaz”.
Até breve,
Fisioterapeuta Marlene Pereira
2 comentários
Deixe um comentário
Artigos Relacionados
- 1
- 2
- Seguinte »
Acreditando na sorte, fui à procura, na internet, de um profissional que me ajudasse no tratamento da dor e desconforto diário que sentia na zona dos ombros e da cervical. Entre muitas ofertas, escolhi a FisioChepsi porque, pela exposição que fazia no seu site, me pareceu credível e porque ficava próxima do local onde vivo.
Foi uma sorte, de facto, pois sinto que estou em boas mãos. A Marlene, a (fisio)terapeuta que tratou de mim é de uma simpatia e humanidade imensas, é uma comunicadora fantástica, de boas energias e uma excelente profissional. Ir à FisioChepsi não é ir só ali ao tratamento da dor. Saí de lá com a sensação de ter ganho muito mais. Obrigada Marlene.
Sinto me muito bem.
Obrigada pelo seu feedback Cláudia.
Comentários como o seu servem de “gasolina” para o meu trabalho. Acredito mesmo que a intervenção integrativa e de relação “de um para um”, fazem toda a diferença no processo dor/recuperação.
Sinto-me realmente feliz por conseguir ajudar quem procura os nossos serviços e assim fazer a diferença na vida dessas pessoas.
Obrigada por partilhar a sua experiencia.
Fisioterapeuta Marlene Pereira