
Osteopatia visceral, o que é isto?
A osteopatia visceral tem por objetivo dar mobilidade aos órgãos e vísceras do nosso corpo.
Muitas vezes, a dor que sentimos numa região do corpo está relacionada com um órgão ou uma víscera. Por exemplo, quando o nosso intestino não está a funcionar corretamente, muitas vezes demonstra-se em uma dor lombar.
A osteopatia é uma abordagem holistica em que avalia todos os sistemas do corpo humano, tendo em conta não só os sintomas apresentados, mas também as compensações que o corpo vai desenvolvendo ao longo do tempo.
A osteopatia visceral avalia as tensões fasciais e melhora a funcionalidade e mobilidade dos órgãos, com a finalidade de criar uma relação entre o sistema estrutural, visceral e nervoso.
Mas como funciona a osteopatia visceral? Provoca dor?
A osteopatia visceral não dói. Pode sim existir algum desconforto numa região mais sensível.
É realizada uma avaliação da tensão fascial e ligamentar que conectam os nossos órgãos, a tensão fascial pode resultar de cicatrizes, má postura, acidentes, quedas, doenças, que criam uma cascata de efeitos e o corpo precisa de as compensar. Esta compensação vai criar pontos de tensão, mas o corpo necessita de se movimentar, ao nos mexermos estes pontos de tensão vão causar perda de mobilidade que vão originar adaptações anormais, demonstrando-se mais tarde em dor.
Vamos imaginar uma restrição à volta do pulmão, este vai criar uma modificação no movimento normal do corpo que por sua vez vai obrigar as estruturas à sua volta a fazer adaptações anormais.
São utilizadas técnicas especificas e suaves, muitas vezes com o auxilio do próprio corpo da pessoa. Estas manipulações suaves vão libertar as tensões fasciais dos órgãos e melhorar a irrigação sanguínea local, promovendo a boa funcionalidade dos órgãos e do organismo.
E quando sei que devo fazer osteopatia visceral?
Apesar de poder fazer apenas uma consulta de osteopatia visceral, em todas as consultas de osteopatia são avaliados todos os sistemas, fazendo assim parte da consulta normal de osteopatia.
Deve fazer osteopatia visceral quando sente:
- Dor lombar, dor torácica, dor cervical, dor no ombro
- Obstipação
- Azia, refluxo gastroesofágico
- Dores menstruais, alterações no ciclo menstrual
- Dor abdominal
- Digestões lentas
- Dores de cabeça
- Dificuldade em expandir o tórax
- Ansiedade, stress
- Hérnia do hiato, gastrite
Osteopata Patricia Vieira
Cédula profissional: C-0031798
Artigos Relacionados
- 1
- 2
- Seguinte »